segunda-feira, 29 de julho de 2013

MÚSICA: JESUTON (ENCONTROS)


Sendo completamente leigo em se tratando de crítica musical, escrevo sobre essa nova cantora apenas como fã arrebatado que me tornei, ao ouvir essa linda voz negra declamando covers de grandes sucessos da música pop romântica mundial.

Jesuton é o nome dela. Uma cantora britânica de 27 anos, com pai nigeriano e mãe jamaicana. Descobriu-se cantora no Peru e chegou ao Brasil em 2012 para tentar o sucesso, que está chegando de mansinho e em pouco tempo tomará tudo de assalto.

Pra quem ainda não ligou o nome à pessoa, Jesuton era a voz que embalava o romance de Morena (Nanda Costa) e Théo (Rodrigo Lombardi) em "Salve Jorge", último cartaz das 21:00 na Globo, com a balada I'll never love this way again, sucesso dos anos 1970 na voz de Dionne Warwick.

Ela foi descoberta por Luciano Huck cantando nas ruas do Rio de Janeiro. Convidada pelo apresentador à cantar no palco do seu "Caldeirão", Jesuton emocionou a todos com seu vozeirão, foi contratada pela gravadora Som Livre e para se tornar queridinha das trilhas de novelas da Globo foi um pulo. Além de arrasar em "Salve Jorge" com I'll never love..., ela também está na trilha de "Sangue Bom", atual cartaz das 19:00, com a regravação de Because you loved me, poderosa canção de Celine Dion nos anos 1990, que é tema de Malu (Fernanda Vasconcelos) e Bento (Marco Pigossi).

Essas duas músicas, porém, não fazem parte de "Encontros", álbum de estreia da cantora, e nem fazem muita falta, já que esse belíssimo trabalho conta com 13 faixas sedutoras e apaixonantes. Com canções que embalaram muitos romances e dores de cotovelo em anos e até décadas passadas, Jesuton com sua voz aveludada e excitante dá nova roupagem à antigos sucessos que embalarão as dores e romances de uma nova geração.

Eu poderia citar e falar sobre uma por uma das faixas desse delicioso álbum, mas quero destacar apenas quatro, como Us, a música que abre os trabalhos e trata-se de uma regravação em inglês de Nós, canção conhecida na emblemática voz de Cássia Eller, no início dos anos 2000, que ficou maravilhosa nessa nova versão. Same mistake do também britânico James Blunt, que já foi tema de novela da globo (Duas Caras) na voz dele, está sensacional na voz dela, é a terceira faixa. A faixa de número nove fica à cargo de The blower's daughter, de Damien Rice, uma de minhas canções preferidas de todos os tempos, que já foi trilha de filme (Closer - Perto Demais); novela (Belíssima); regravada em português duas vezes (Simone - Então me diz / Ana Carolina e Seu Jorge - É isso aí) e executada a exaustão, e mesmo assim não enjoei. Agora na voz de Jesuton vai dar pra chorar e se arrepiar por muito e muito tempo ainda, sua versão ficou quente e envolvente. Quase terminando o CD, lá na faixa doze, encontra-se uma pérola. Cantada num esforçado e melancólico português, com um sotaque encantador, de amolecer qualquer coração, temos a dilacerante e arrebatadora O mundo é um moinho de Cartola, que já me arrancava lágrimas na voz de Cazuza, agora vai me arrancar pedaços.

Não deixem de ouvir Jesuton - Encontros. É um doce deleite da primeira à última faixa, uma viagem sentimental e emocional que vale muito à pena. Posso afirmar sem sombra de dúvidas que Jesuton é a minha mais nova diva da música romântica internacional, e se você tiver bom gosto e sensibilidade será a sua também.


JESUTON - ENCONTROS

01. Us (Nós)
02. Crosses
03. Same Mistake
04. Nothing Changes
05. Time is Running Out 
06. Holocene
07. Sodade
08. Between the Bars
09. The Blower's Daughter
10. Redemption Song 
11. Wild Horses
12. O Mundo é Um Moinho
13. Try a Little Tenderness 

Nenhum comentário:

Postar um comentário