quinta-feira, 2 de maio de 2013

TEATRO: "ESTA CRIANÇA"


Fui ao Sesc Consolação comprar o ingresso pra peça "O Desaparecimento do Elefante" com Marjorie Estiano, Caco Ciocler e grande elenco. Como a lotação estava esgotada pra sessão que eu queria, troquei sem pestanejar o elefante pela criança. "Esta Criança", peça com elenco pequeno de 4 atores, protagonizada por Renata Sorrah ainda tinha alguns assentos vagos. A possibilidade de ver uma de minhas grandes divas da tv, ao vivo e em cores, num drama que fala da relação, por tantas vezes delicada entre pais e filhos, me causou "frisson". Embora chateado por não conseguir prestigiar a tão elogiada montagem de "O desaparecimento...", baseada em textos do escritor japonês Haruki Murakami, saí satisfeito pela certeza de que veria uma grandiosa atriz em cena. A princípio, tive receio de que a peça fosse chata, enfadonha, mas mesmo que fosse, só o fato de assistir Renata em cena, bem de perto, valeria muito a pena, afinal, era a alcoólatra Heleninha Roitman, a dura na queda Pilar Batista, a amorosa Natália Proença, a cafetina Zenilda, a doidivana Raquel, a médica Daniele Fraser e a eterna raposa felpuda, gostosa pra caramba, pegadeira e sequestradora de criancinhas Nazaré Tedesco. Como não amar e cair de joelhos diante de tanto talento?

O texto do dramaturgo francês Joël Pommerat não tem nada de chato nem enfadonho, pelo contrário, é um deleite. São dez cenas, dez situações, fragmentos de relações familiares. A reunião de cenas traz questões como pedofilia, morte, abandono, desprezo, indiferença, vistas sempre pela ótica de pais e filhos. 

As cenas mais marcantes pra mim são a da mãe (Renata) que molesta o filho de 10 anos (Ranieri Gonzales), os atores não se tocam em nenhum momento, mas o diálogo é de arrepiar, algo realmente incômodo e perturbador. A da mãe que vai reconhecer o corpo do filho no IML, drama e humor conduzido magistralmente por Renata. E a cena que abre o espetáculo, um monólogo de Renata cheio de tristeza, mágoa, angústia e esperança sobre o filho que está prestes a nascer.

Além da excepcional Renata Sorrah, que é uma força da natureza com aquela voz rouca e sorriso contagiante e Ranieri Gonzales, o elenco conta ainda com os atores Giovana Soar e Edson Rocha, também muito bons. Com direção de Márcio Abreu, o espetáculo está em cartaz de sexta à domingo, até 09 de junho, no teatro Sesc Vila Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário