quarta-feira, 28 de maio de 2014

FILMES QUE AMO: "DO OUTRO LADO" #02


Em 2008 passei por uma experiência cinematográfica única e inesquecível ao assistir o filme do diretor alemão Fatih Akin, Do Outro Lado. Um filme que fala de política, ideais, preconceito e amor. Amor maternal, amor filial, amor homossexual. Independente do tipo de amor, a história é simplesmente emocionante.

Do Outro Lado  nos mostra como os destinos podem mudar dependendo de pequenos momentos, de pequenos acontecimentos. Acompanha-se fragmentos da história de três famílias, duas turcas e uma alemã, que se ligam irremediavelmente, formando uma teia de acontecimentos surpreendentes e fascinantes.

Ali é um aposentado turco que inicia um romance com Yeter, uma prostituta quarentona também turca, ambos vivem na Alemanha. Preocupado com o envolvimento do pai com a tal mulher, Nejat, filho de Ali e professor de literatura numa universidade alemã, resolve visitá-lo e conhecer Yeter. Quando é apresentado a ela, Nejat se surpreende ao se deparar com uma mulher batalhadora e companheira, que manda dinheiro todo o mês para a filha Ayten, que mora em Istambul e está em apuros por ser uma ativista política.

Yeter sente confiança em Nejat e se abre com ele contando toda sua história, expondo sua preocupação de mãe pela filha sozinha vivendo na Turquia e que não manda notícias há algum tempo, correndo o risco de ser uma presa política, e lhe faz um pedido para que ele vá até Istambul, encontre sua filha e convença-a a se mudar pra Alemanha.

Na verdade Ayten, que acredita que a mãe trabalha em uma loja de sapatos em Hamburgo, e está sendo perseguida pelo governo, fugiu da Turquia para procurá-la e não encontrando-a após tentar achá-la em todas as lojas de sapatos da cidade acabou vagando nas ruas até conhecer Lotte e ser acolhida por ela. Lotte é uma jovem alemã por quem Ayten se apaixona e as duas começam um relacionamento, deixando Susanne, a mãe de Lotte, preocupada. 

Quando em uma briga doméstica Yeter é assassinada por Ali e o corpo dela tem de ser extraditado para Istambul, Nejat toma todas as providências, e uma vez na terra natal de seu pai resolve ficar e encontrar Ayten, em memória de Yeter. Lá, Nejat compra uma pequena livraria e se estabelece, sempre à procura de Ayten.

Enquanto isso, Ayten que tem o pedido de asilo negado pelo governo alemão é presa, voltando assim pra Turquia e deixando a apaixonada Lotte em desespero, que aflita por ajudar sua amada acaba impulsivamente partindo para Istambul, contrariando todos os apelos da mãe. É quando uma fatalidade acontece e Susanne se vê obrigada a também viajar para Istambul atrás da filha. Em mais uma manobra do destino as vidas de Susanne e Nejat se cruzam e a história parte para o seu emocionante final.

2 comentários:

  1. excelente dica! não conheço este filme! vou tentar achar para assistir! a historia prece muito interesante!

    ResponderExcluir
  2. Conhecia, não! Vou conferir! Valeu a dica!

    ResponderExcluir