segunda-feira, 14 de outubro de 2013

MINHA MTV





E a MTV Brasil encerrou sua programação no primeiro dia de outubro de 2013. Acabou-se o que era doce!


Como nostalgia é meu sobrenome e recordar é viver, não poderia deixar de descrever como a emissora foi marcante em minha vida. Pode-se dizer que durante os 23 anos que o canal ficou no ar atingiu quatro gerações diferentes de espectadores adolescentes, os de início e meados dos anos 1990 e os do início e meados dos anos 2000. Eu fiz parte do público da metade dos anos 90. 

Quando foi lançada em outubro de 1990, o time de apresentadores era de primeira, tinha Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Thunderbird, Márcio Garcia e Maria Paula entre outros. Esse início eu não acompanhei, mas devia ser muito legal essa turma toda junta cheia de gás fazendo uma programação inteiramente jovem pra um público jovem ávido por novidades e por música.

O destino de vários desses apresentadores nós já sabemos qual foi, e quando fui apresentado à MTV em 1997 muitos já brilhavam em outras emissoras. Eu tinha 15 anos, a idade perfeita pra ser fisgado pelo canal e fiquei assim envolvido e apaixonado pelos programas, apresentadores e clipes durante os cinco anos seguintes.

A MTV Brasil marcou uma fase significativa da minha vida, naquele tempo eu morava em Londrina, uma cidade interessante no estado do Paraná, e muitos acontecimentos importantes se sucederam. Minha história de afeto com a MTV se mistura com esses acontecimentos do cotidiano e torna tudo mais nostálgico, por isso um lamento, uma melancolia me abate com o fim da emissora descolada e acolhedora.

Os apresentadores da minha fase, da minha MTV, eram absurdamente carismáticos. Tinha a musa-mor Sabrina Parlatore, o desbocado e assustador João Gordo, a tresloucada Astrid, o gato do Edgar Píccoli, as bacanérrimas Marina Person, Chris Couto e Chris Nicklas, o doidivanas Cazé e o sério Gastão Moreira. Depois entrou mais uma porrada de gente bacana: Babi Xavier (que era super legal antes de entrar em reallity shows e fazer novelas fracassadas), a abusadérrima Penélope Nova, o tonto do Marcos Mion, a linda da Fernanda Lima, a fofa da Didi Wagner, o querido Max Fivelinha, a charmosa Adriane Galisteu e a meiga Sarah Oliveira, só pra citar alguns.

Meus programas preferidos eram muitos: Vj por um dia era muito divertido, ver Cazé testando, ainda que de brincadeira novos vj's, com os comentários sempre hilários de Max Fivelinha era bom demais; Erótica MTV era super excitante, Babi arrasava junto com o dr. Jairo Bouer, e depois desse a emissora teve vários outro programas sobre sexo, mas o único que preencheu a lacuna deixada pelo Erótica, pra mim, foi o delicioso e desbocado Ponto P com a doida da Penélope; adorava também o namoro na tv moderninho Fica comigo comandado por Fernanda Lima sempre divando, uma das coisas mais fortes e emocionantes que vi na tv em minha adolescência foi a edição gay do programa, algo que me arrepia de lembrar até hoje, o frêmito que tomou conta do meu corpo assistindo o beijo dos participantes no último bloco é algo do qual não esquecerei jamais; o Cine MTV que oficialmente era da Chris Couto, mas também davam pinta por lá a outra Chris, a Nicklas e a Marina Person, era um deleite saber as novidades do cinema e suas trilhas sonoras apresentado por essas três, com qualquer uma delas era muito bom; Quiz MTV com Adriane Galisteu e Rafael Ramos, era um jogo de perguntas e respostas, ficou só dois anos no ar, mas era muito bacana; os programas de Astrid Fontenelle eram sensacionais, tinha o surreal Barraco MTV e o Pé na cozinha, de entrevistas, mais tranquilinho, lembro de uma com Ney Matogrosso inesquecível; o gostosinho Tem jeito? só de músicas românticas apresentado pela Didi que era curtinho e sempre deixava um gostinho de quero mais antes do Supernova também apresentado por ela acompanhada de Marcos Mion, os dois formavam uma dupla perfeita no comando do vespertino diário; além é claro do Piores clipes do mundo, esse sim inteirinho do Mion onde ele brilhava como nunca em performances super engraçadas; e não poderia ficar de fora o clássico Disk MTV, praticamente o carro-chefe da casa, primeiro reinando absoluta Sabrina Parlatore (depois de Astrid, nos primeiros cinco anos) que passou o bastão pra Sarah, era no Disk que ficávamos sabendo de todas as novidades do mundo pop musical através de clipes memoráveis; não posso me esquecer também dos reallitys shows que a emissora exibiu e eu amava de paixão, o enlatado The real world e sua versão tupiniquim 20 poucos anos. Certamente teve diversos outros programas muito legais, mas os meus favoritos estão aqui. 

No ano de 2002 parei de acompanhar a MTV Brasil, assistia poucas coisas esporadicamente, mas a emissora continuou trocando seus vj's e mudando a grade de programação, sempre trazendo novidades e se modernizando, mas aquele período entre 1997 e 2001, pra mim será sempre o melhor.

Menções honrosas aos programas: Gordo a go-go, Beija sapo, Luau MTV, Luv MTV, MTV al dente, Mochilão MTV, Furo MTV, 15 minutos, Comédia MTV, Acústico MTV, MVB e MTV Movie Awards.

Agora fecha-se as cortinas de um canal que foi sinônimo de diversidade, liberdade, alegria e tolerância e em mim fica uma eterna saudade!  

2 comentários:

  1. UAHAHAHHAAH, sabia que, mais cedo ou mais tarde, o senhor falaria sobre a MTV... Confesso que esses últimos dias, com todas aquelas recordações, foram deliciosos. Eu praticamente não saía do canal! E, embora já não acompanhasse a emissora há algum tempo, me senti meio órfão com o fim dela.

    Acompanhei a MTV desde o início. Meus irmãos mais velhos eram fãs do canal e assim que ela passou a ser transmitida, aqui no Rio, pela TV Corcovado, se não me engano, eles não perdiam nada, pra desgosto da minha mãe que não conseguia ver novela e meu, que ficava querendo ver seriado japonês, UAHAHHAHA! Mas logo tomei gosto pela coisa também. Aí, veio a época em que o canal passou a ser transmitido em UHF. Que saga! Eu só conseguia sintonizá-lo através do videocassete. Sim, pasmem, do videocassete, UHAHAHHAH!

    Queria poder citar todos os programas, VJs e clipes que me marcaram ao longo desses vinte e três anos, mas agora tô com pressa e não dá. Mas lembro que minha mãe, que no início não curtia o canal, ficou fanzoca e assistiu a MTV até parar de ser transmitida pela Sky.

    Definitivamente, o fim de uma era. E agora eu me pergunto, o que, diabos, a Viacom pretende com essa nova MTV, porque, né...

    Enfim. Ótimo texto, Esdras! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e só pra terminar: meus pêsames.

    ResponderExcluir